top of page
  • Foto do escritorIndica SP

TREM DE GUARAREMA, CIDADE DE GUARAREMA E VILA DE LUIS CARLOS

Fizemos uma série de 3 posts no Instagram para contar para vocês como foi nosso passeio com o Trem de Guararema. Nesse post do site vamos juntar todas as informações sobre a cidade e o passeio que fizemos.


O trem de Guararema é uma Maria Fumaça administrada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, uma entidade civil sem fins lucrativos que é responsável pela conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro e pela Associação Nacional De Preservação Ferroviária, parceira da ABPF. Graças a essas duas entidades e à população civil da cidade de Guararema, o passeio começou a ser oferecido em 2016 e demonstra um crescente sucesso.

O passeio acontece todos os sábados, domingos e feriados em dois horários, o das 10h-12h ou das 14h30-16h30. Sua duração então é de 2 horas (30 minutos de ida até a Vila de Luís Carlos, 1 hora de passeio na vila e 30 minutos de volta). O valor do ingresso é de R$65,90 (já com as taxas do site) e pode ser comprado pelo site www.tremdeguararema.com.br. O percurso é bem tranquilo, caminho bem plano e pode ser feito por todas as idades (há muitas crianças que vão). As paisagens rendem boas fotos e momentos contemplativos.


Depois de 30 minutos de passeio na Maria Fumaça, você chega à Vila Estação de Luís Carlos, que pode ser entendida como um bairro de Guararema (você terá 1 hora para conhecer a vila, bem suficiente). Ela funciona em virtude do passeio, então os cafés e mini museus só abrem quando há passeio. Você pode chegar à vila pela Maria Fumaça (mais legal) ou então de carro, mas se escolher esse 2º meio de transporte, não se esqueça de ir num sábado, domingo ou feriado para pegar os estabelecimentos abertos. A vila é uma fofura e super pequena, tem uma praça principal (onde fica a igrejinha), e umas 2 ruas. As lojinhas vendem cachaças artesanais e biscoitos caseiros bem gostosos. Caso você vá no passeio das 14:30, aproveite também a Cervejaria típica da Vila (uma casinha bem verde, de frente para a estação). Escolhemos o estabelecimento “Roça Chic” para tomar um cafezinho (feito com coador na hora. Tudo muito fofo e caprichado no Roça. Gostamos muito da nossa escolha, principalmente porque nos fundos da casinha do Roça Chic, há um espaço super fofo com várias flores e mesas, muito gostosinho mesmo.


Já que estávamos em Guararema, escolhemos mais uma atração da cidade para ir, o Parque Municipal da Pedra Montada. O parque é muito bem conservado e oferece vistas bem agradáveis. Na entrada você pode escolher subir por umas escadas (que são acompanhadas por pequenas quedas d’água) ou por uma rampa (mais acessível). Subimos pelas escadas, com uma ótima vista nos acompanhando pelo percurso, até chegarmos ao “monumento” da Pedra Montada, uma sobreposição natural de duas pedras de 9m de comprimento. Não achamos nada demais observar as pedras, mas indicamos o Parque pelo caminho até a elas, que é bem agradável e bonito. Você pode estender seu passeio fazendo uma mini trilha de 380 metros (dificuldade: fácil, porém tenha em mente que é uma “subidinha” com chão de terra, pode ser difícil para algumas pessoas), com vários banquinhos de madeira durante o percurso para as pessoas descansarem. Essa trilha leva até a Pedra do Tubarão, a qual achamos mais interessante que a Pedra Montada. Ela tem naturalmente a cara de um tubarão.

Caso queiram estender ainda mais o passeio, sugerimos que visitem a ponte da Ilha Grande (que passa em cima do Rio Paraíba do Sul) e a Ilha Grande, vimos algumas fotos e achamos bem bonito. Já queremos voltar para ir lá.

Ficamos muito bem impressionadas com a cidade de Guararema, bem conservada, localizações das atrações extremamente bem explicadas (placas em toda cidade) e patrimônio bem cuidado e divulgado.


O site turístico da cidade ( http://www.guararema.sp.gov.br/turismo/ ) é interativo e traz diversas ideias de passeios gastronômicos e contemplativos pela cidade. Guararema está à 1h/1h30 de São Paulo e você pode chegar lá de carro ou então de ônibus (há passagens no site da companhia Pássaro Marrom). Programe-se para chegar 30 minutos antes do seu passeio para pegar um lugar bom na locomotiva.



RESUMO:


Preço passeio de trem: R$65,90 por pessoa.

Duração do passeio de trem: 2 horas

Dias do passeio de trem: sábados, domingos e feriados.

Horários do passeio de trem: 10h-12h ou 14:30-16:30

OBS: chegar 30 minutos antes para pegar um bom lugar.

OBS 2 : Cuidado caso sente na área a céu aberto da Maria Fumaça, às vezes voa fuligem e sua roupa pode queimar/furar (aconteceu com a gente)

Como chegar até Guararema: carro (cerca de 1h/1h30 de SP) ou por companhias de ônibus como a Pássaro Marrom (http://www.passaromarron.com.br/)

Parque da Pedra Montada: entrada gratuita.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page